top of page

A Importância do Earn-out: O que é e como estruturar pagamentos pós-venda?

  • Foto do escritor: Breno Lagana
    Breno Lagana
  • 6 de mar.
  • 4 min de leitura


As operações de M&A são processos complexos, muitas vezes prolongados por intensas negociações entre compradores (buy side) e vendedores (sell side).


Entre os diversos pontos de discussão, um dos mais sensíveis é a definição do Preço da Transação baseado em projeções e premissas futuras que podem, ou não, performar.


Além disso, muitas vezes, o “coração da empresa” é o dono, que está vendendo o negócio, e é interessante que haja um período de transição, para que o Comprador consiga entender com profundidade a operação daquele novo negócio.


Nesse contexto, o papel do Advisor é fundamental para intermediar o processo, propondo alternativas que equilibrem os interesses de ambas as partes, reduzam conflitos e aumentem as chances de um acordo bem-sucedido.


Uma das estratégias mais eficazes que o Advisor pode sugerir para alinhar expectativas e mitigar riscos na precificação de uma empresa é a Cláusula de Earn-out, presente em aproximadamente 30% das transações realizadas no mundo (American Bar Association - ABA)


O que é Earn Out?


O Earn-out é um tipo de pagamento condicionado ao desempenho futuro da empresa adquirida. Em outras palavras, parte do Preço da Transação é pago imediatamente no fechamento do deal, enquanto o restante é vinculado ao atingimento de metas específicas dentro de um período determinado.


Ainda, normalmente esse mecanismo está vinculado ao fato de o Gestor se manter na operação por alguns anos para garantir que as projeções futuras apresentadas se concretizem.


Um exemplo prático: o Comprador adquire 60% da Empresa de imediato (pagando o Valor de Transação de hoje do negócio) e o Vendedor-Gestor permanece como sócio detendo 40% do negócio. Em 3 anos, o Vendedor se compromete a vender sua participação de 40% ao Comprador aplicando um valuation sobre o resultado em 2028.


Conclusão do exemplo prático: o Comprador consegue adquirir o know-how do Vendedor durante 3 anos após o Closing e possui a garantia de venda. Em contrapartida, o Vendedor se capitaliza com a venda de 60% do negócio do início e continua como sócio da Empresa com a possibilidade de vender seus 40% de participação restantes por um valuation maior que o inicial, participando e ajudando na expansão normalmente projetada do negócio.


Quando o Earn Out é utilizado?


O Earn-out é mais utilizado em situações como:


● Empresas em crescimento acelerado, cujo valor pode aumentar significativamente no curto prazo. Por conta disso, o risco do investimento tende a ser maior;

● Setores com alta volatilidade, onde previsões financeiras podem variar rapidamente;

●Empresas com forte dependência dos fundadores ou equipe-chave, onde o comprador deseja garantir a continuidade do time;

●Startups e empresas de tecnologia, cujos resultados futuros podem depender do sucesso de novos produtos ou da expansão para novos mercados.


Como estruturar um Earn Out de forma eficiente?


1. Definição Clara das Metas


As metas que acionam os pagamentos devem ser objetivas, mensuráveis e realistas. Elas podem estar relacionadas a:


●      Receita ou EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização);

●      Crescimento de clientes ou market share;

●      Desenvolvimento de novos produtos;

●      Integração bem-sucedida de operações.

 

2. Prazo do Earn-out

O período de avaliação costuma variar entre 1 a 3 anos após a transação. Prazo mais curto reduz riscos para o vendedor, enquanto prazos mais longos podem ser vantajosos para o comprador.


3. Forma de Cálculo e Auditoria

O contrato deve definir claramente como os resultados serão calculados e auditados. É comum que sejam utilizados padrões contábeis aceitos, como IFRS ou GAAP, para evitar manipulações.

É importante que o contrato seja feito por profissionais experientes uma vez que trata-se de uma cláusula extremamente relevante para o processo.


4. Controle e Autonomia da Empresa

Se o vendedor continuar na gestão, é importante definir qual será seu grau de autonomia para tomar decisões que impactem as metas do Earn-out. Caso contrário, o comprador pode fazer mudanças que prejudiquem os pagamentos condicionais, por exemplo.


5. Cláusulas de Proteção

Ambas as partes devem prever cenários para evitar disputas, como:

●      O que acontece se houver uma mudança drástica na economia ou regulação?

●      Como serão tratados eventos extraordinários (exemplo: pandemia)?

●      Penalidades caso o comprador adote estratégias para reduzir artificialmente os indicadores.

 

A cláusula de Earn-out pode ser muito benéfica para ambas as partes. É importante manter as metas bem estabelecidas e claras, uma vez que ela foi feita para facilitar o processo e proteger as partes.


Exemplo da utilização da cláusula de Earn-out


Em 2021, a TOTVS – a maior empresa de software de gestão do Brasil e referência em soluções tecnológicas para negócios – adquiriu a RD Station, uma plataforma inovadora de marketing digital que ajuda empresas a potencializar suas estratégias de vendas, por R$ 1,86 bilhão.


O acordo incluiu uma cláusula de earn-out, que prevê pagamentos adicionais aos vendedores caso a RD Station atinja metas específicas de receita e lucratividade nos anos subsequentes à aquisição.


Até a data da postagem desse artigo, não há informações públicas detalhadas sobre o cumprimento das metas estabelecidas ou sobre a efetivação do pagamento adicional previsto na cláusula de earn-out.

 

Seu sucesso em M&A começa com a expertise de um advisor.


Não arrisque: conte com um especialista para conduzir cada etapa com segurança e precisão.

 

Comments


bottom of page